Pulitzer Center Update Agosto 15, 2025
Pulitzer Center na Abraji: um dia dedicado ao jornalismo climático
País:

O vigésimo Congresso da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) reunião em São Paulo, Brasil, cerca de 2000 participantes entre os dias 10 e 13 de julho. Este, que já se tornou um dos principais eventos de jornalismo da América Latina, dedicou grande parte de sua programação à cobertura jornalística das mudanças climáticas. O tema é particularmente importante para os jornalistas e meios de comunicação de todo mundo neste ano em que ocorre, no Brasil, a Cúpula das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas - a COP30.
A trilha sobre Clima e COP30 foi apoiada pelo Pulitzer Center em aliança com a iniciativa Covering Climate Now com mesas redondas, paineis e workshops. Em continuação a eventos que temos organizado desde o ano passado reunindo tanto organizações de mídia como atores da sociedade civil, na Abraji exploramos a questão sobre como garantir uma prática jornalística rigorosa e ao mesmo tempo promover o engajamento das audiências com a pauta climática.

No dia 12 de julho, nossa trilha especial sobre jornalismo ambiental começou com uma conversa com um dos mais reconhecidos comunicadores da emergência climática: Bill McKiben. Jornalista americano com diversos best sellers no tema e autor prestigiado por seus artigos na revista New Yorker, ele também é uma das vocês mais ativas sobre o papel dos comunicadores em engajar a sociedade na luta contra o aquecimento global. Em bate papo com o jornalista brasileiro Claudio Angelo e um dos fundadores do Covering Climate Now Mark Hettengard, McKibben enfatizou a importância de um jornalismo que seja enfático, sem perder a objetividade, em alertar as audiências sobre a necessidade de adptação a um mundo com ocorrências frequentes de eventos extremos climáticos.

Após a plenária de abertura, tivemos duas mesas com foco na cobertura da COP30. Na primeira, reunimos, sob a moderação do também fundador do Covering Climate Now Kyle Pope, três nomes da imprensa internacional que se dedicam totalmente ao temas ambientais: Bob Magill, correspondente para clima da Bloomberg, Jonatan Watts, editor global de meio ambiente do Guardian e fundador da Sumauma, Lorena Arroyo, editora da editoria Planeta Futuro do El País.
Após a mesa liderada pelos profissionais da imprensa internacional, houve então um painel, desta vez moderado pelo réporter Daniel Camargos, sobre a perspectiva dos jornalistas brasileiros na COP30. Participaram da mesa Ana Carolina Amaral, Karla Mendes, Catarina Barbosa e Daniel Nardin.
Nestas sessões focadas na COP, a tônica foi a necessidade de colaboração entre os meios internacionais e os locais, especialmente aqueles baseados nas cidades e estados da Amazônia brasileira.

Para fechar o dia, realizamos uma das principais atividades do dia: uma sessão interativa entre bolsistas do Pulitzer Center e o público. O formato consistiu em cria ilhas de conversa lideradas pelos jornalistas e seus projetos de investigação sobre os temas ambientiais e climáticos. Cerca de 50 pessoas estiveram presentes e participaram de discussões com os jornalistas Bruna Bronoski, Milagros Salazar, Rogério Assis, Tayguara Ribeiro e Thiago Medaglia.
Como parte da jornada Pulitzer Center a caminho da COP30, novas atividades de diálogo tanto online como em eventos presenciais serão realizadas nos meses de setembro e outubro. Já durante a COP, nosso time estará presente promovendo debates com parceiros locais, além de eventos culturais como exibição de documentários e exposições de fotografia. Algumas atividades estão abertas para inscrição e serão realizadas em inglês:
- “How to Report on the Green Transition and Critical Minerals” - 19 de agosto
- “How To OSINT the Ocean” - 9 de setembro
- “How Journalists Can Use Scraping Tools for Environmental Stories” - 14 de outubro